Govtech: tudo que você precisar saber sobre essa inovação em governo

A chamada “Govtech”, junção das palavras governo e tecnologia, está revolucionando a forma como o setor público opera, trazendo eficiência, transparência e maior aproximação entre governos e cidadãos. Nesta matéria, vamos apresentar o universo dessa inovação e como elas estão impactando positivamente diversas regiões do mundo.

As Govtechs são startups ou empresas de tecnologia que desenvolvem soluções específicas para o setor público. Seu foco é oferecer plataformas e sistemas que permitam aos governos aprimorar processos internos, fornecer serviços mais ágeis aos cidadãos e melhorar a comunicação entre o governo e a sociedade. Utilizando tecnologias inovadoras como inteligência artificial, blockchain, big data e internet das coisas, eles solucionam problemas graves e melhoram a qualidade dos serviços oferecidos pelos órgãos governamentais.

Essas empresas atuam em áreas diversas, como gestão financeira, prestação de contas, coleta e análise de dados, segurança cibernética, atendimento ao cidadão, educação, saúde, mobilidade urbana, entre outras. 

 

Casos de sucesso 

Diversos países já adotaram soluções de Govtech com resultados impressionantes. Por exemplo, em Singapura, a Govtech desenvolveu um aplicativo de transporte público inteligente, que utiliza algoritmos de inteligência artificial para otimizar rotas de ônibus e reduzir o tempo de espera dos usuários. No Brasil, algumas cidades estão adotando soluções tecnológicas para otimizar sua gestão de recursos públicos.

A Wiiglo, startup de tecnologia voltada para soluções inteligentes, oferece serviços para tornar as cidades mais integradas, eficientes e resilientes. Dentro da sua atuação no setor B2G, negócios para governos, suas soluções geram indicadores de dados em tempo real, além de utilizar inteligência artificial e geoprocessamento para trazer eficiência em seus processos. Através do seu desempenho nacional, seus serviços se tornam referência de Govtech segura e inteligente. 

 

Para conhecer mais sobre a Wiiglo, clique aqui!

 

Investimento e legislação 

A evolução tecnológica é constante, e as Govtechs estão atentas às mudanças para aprimorar e inovar sua atuação. Para esse mercado continuar sendo impulsionado, os governos devem movimentar regulamentações que visam a contratação das tecnologias. 

No artigo 20, da LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021, diz que os órgãos e entidades da administração pública, em matéria de interesse público, poderão contratar diretamente, sem licitação, empresas voltadas para atividades de pesquisa e de reconhecida capacitação tecnológica no setor. Visando à pesquisa, desenvolvimento e inovação que envolvam risco tecnológico, para solução de problema técnico específico ou obtenção de produto, serviço ou processo inovador.

Para fazer um investimento positivo é necessário fazer uma avaliação da competência técnica da startup e quais soluções ela vai oferecer para desenvolver a região. Depois desta análise inicial, o contato com os fundadores da startup é fundamental para conhecer melhor a sua história. Mesmo tendo uma ótima solução, nem tudo fica muito claro para o gestor público, o aprofundamento sobre o histórico da criação tecnológica é essencial.

As Govtechs têm se mostrado fundamentais na transformação digital do setor público, aproximando os governos do futuro e tornando a administração responsiva às necessidades da sociedade. Com o contínuo avanço tecnológico e a disseminação dessas soluções, a expectativa é que a governança pública alcance novos patamares de qualidade, proporcionando uma experiência mais satisfatória para o mundo.

Wiiglo

Comente Aqui

Seu endereço de e-mail não será publicado.